27 junho 2009

QUAIS CONTRIBUIÇÕES A PSICOLOGIA FORNECE PARA A COMPREENSÃO DO HOMEM COMO SER SOCIAL E SUA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?



O homem é um ser psicológico por natureza.
A psicologia é o estudo da alma, sendo assim nos possibilita a conhecer o mundo a nossa volta e a nós mesmos, quando paramos para observar o que há ao nosso redor.
O homem é um ser social, mesmo que sua natureza o incentive a introspecção, no fundo de seu ser ele compreende e tem uma real busca pelo "companheiro", e pela sua inserção na sociedade em que vive, mesmo que essa inserção seja discreta e quase imperceptível.
Ao começar sua caminhada na construção do conhecimento o homem busca no meio em que vive respostas para suas dúvidas, busca no outro e no ambiente o que precisa para sanar seus medos a respeito do mundo e de si mesmo, e é exatamente aí que a psicologia nos ajuda, pois nos permite explicações sobre o que somos e como podemos ser mais completos, nos possibilita abrir nossa mente para coisas novas, para novas perspectivas, enfim, nos possibilita refletir sobre o que conhecemos e o que podemos conhecer.
Abre-se então um leque de desejos e possibilidades, de anseios, dúvidas e realizações, daí torna-se possível o "sonhar"que move o homem social a novas conquistas e aquisições de conhecimento.
O meio social é importante para que essa construção ampla e completa. Nós temos a predisposição genética para tais aprendizados mas, o meio que vivemos, a sociedade, e nosso convívio com o outro nos fazem desenvolver nosso potencial de maneira única e individual, mesmo que estejamos em contato com o outro (na sociedade).
A maior e principal contribuição que a psicologia nos deu para que sejamos seres sociais e possamos construir nosso saber foi, nos tirar da "caverna" de nós mesmos nos possibilitando assim a conhecermos mais além do que imaginamos.
Tal contribuição que foi dada ao longo do tempo por diversos estudiosos nos permitiu que pudessemos quebrar a barreira do tempo trazendo para nossa vida atual conceitos e novas dúvidas a serem sanadas com ainda mais estudos.
A psicologia não somente nos permitiu ver o mundo de uma forma mais discriminatória, mas também nos possibilitou avaliarmos o que somos e desejamos fazer conosco e com os outros (comportamentalmente) num futuro não muito distante.
Afinal uma das mais sábias frases da vida nos arremete para que "conheçamos a nós mesmos", e é por isso que podemos dizer que somos seres completamente voltados ao psicológico e ao social, sendo na construção do saber ou na convivência com o outro, ou até mesmo quanto a vida.

Nós enquanto educadores devemos nos ater a essa corrente de pensamento e nos permitir aprender bem mais que ensinar....

Tais pensamentos e correntes vc encontrará nos textos:

Revista da Faculdade de Educação vol.24 n.2 São Paulo July/Dec. 1998
A psicologia na educação: dos paradigmas científicos às finalidades educacionais(Marcus Vinicius da Cunha)

A PSICOLOGIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO DO SOCIOCULTURAL CONSTRUTIVISMO (Mírian Barbosa Tavares Raposo)

Caso desejem ler os textos terei prazer em posta-los, é só me mandarem um e-mail solicitando-os.

Beijos e em todos e pensem no que acabaram de ler...a alma humana é um labirinto maravilhosamente perfeito, onde podemos perder muitos sentimentos e ahar outros de igual constância e poder.

Nenhum comentário: